Mais Acessados

Fator previdenciário

Presidente da CDH elogia nova fórmula aprovada pela Câmara dos Deputados

Sessão solene

Congresso promulga PEC da Bengala


Ouça Novamente

Relatório ONU

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 1ª parte

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 2ª parte


:. voltar

04/07/2012 - 20:50 - 01'33'' - Plenário

Senado aprova fim do voto secreto nos processos de cassação

Imagem do áudio

LOC: O SENADO DEU MAIS UM PASSO PARA A EXTINÇÃO DOS VOTOS SECRETOS NOS PROCESSOS DE CASSAÇÃO DE MANDATOS DE PARLAMENTARES.

LOC: A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE ACABA COM ESSA POSSIBILIDADE FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) Os senadores aprovaram uma mudança na Constituição para que em casos de análise de perda de mandato de deputados e senadores os votos sejam abertos. A proposta de emenda constitucional foi apresentada em 2007, pelo senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, considerou um grande passo o Senado acabar com esse tipo de votação.

(Randolfe Rodrigues) já é formidável o Senado da República no dia de hoje acabar com voto secreto para votações de apreciação de decoro parlamentar.

(Repórter) O senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, lembrou que nos dias atuais não têm mais cabimento os votos secretos.

(Antonio Carlos Valadares) O voto secreto existiu na época do absolutimso quando o parlamento tinha que se proteger da vontade única que predominava que era a vontade do monarca.

(Repórter) O senador Paulo Paim queria mais. Segundo o representante do PT do Rio Grande do Sul, o Senado devia ter aprovado uma proposta apresentada por ele que acabaria com toda modalidade de voto secreto, incluindo a indicação de autoridades e a apreciação de vetos presidenciais.

(Paulo Paim) ter medo de votar um veto. Então tem que sair da vida pública. Eu sou da base do governo, mas bote aqui a votação o fator previdenciário para ver como é que eu voto.

(Repórter) A proposta de emenda constitucional que acaba com o voto secreto nos processos de cassação de mandato vai ser agora examinada na Câmara dos Deputados.

Larissa Bortoni.


Sintonize a Rádio Senado FM:

Brasília - DF: 91,7 MHz Natal – RN: 106,9 MHz Cuiabá – MT: 102,5 MHz Fortaleza - CE: 103,3 MHz Macapá - AP: 93,9 MHz
Rio Branco - AC: 100,9 MHz Teresina - PI: 104,5 MHz Manaus - AM: 106,9 MHz João Pessoa - PB: 106,5 MHz São Luís - MA: 96,9 MHz

radio@senado.leg.br | (061) 3303 4691

Rádio Senado - Praça dos Três Poderes - Senado Federal - Anexo 2, Bloco B, Brasília DF | CEP 70165-900

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900