Plateia VIP
:. voltar
Traz os melhores shows para os melhores ouvintes.
Produção e apresentação: Guilherme Miquelutti
Domingo às 20h e reprise Sexta-feira às 03h.
Internet: Sexta-feira às 15h.
Últimas Atualizações
17/05/2013 - 13:00
Shows de Eustáquio Grilo e Turíbio Santos - 1ª parte
Guilherme Miquelutti - 27'29"
17/05/2013 - 13:00
Shows de Eustáquio Grilo e Turíbio Santos - 2ª parte
Guilherme Miquelutti - 27'30"
10/05/2013 - 15:05
Marco Pereira Trio - 1ª parte
Guilherme Miquelutti - 17'31"
10/05/2013 - 15:05
Marco Pereira Trio - 2ª parte
Guilherme Miquelutti - 12'56"
No Ar
Show dos violonistas Eustáquio Grilo e Turíbio SantosEssa semana você acompanha o show que dois grandes nomes do violão fizeram em Brasília: Eustáquio Grilo, que se apresentou no Centro Cultural Banco do Brasil, em março de 2011; e Turíbio Santos, que tocou no Clube do Choro, em junho de 2012.
O mineiro Eustáquio Grilo é violonista, arranjador e compositor. Nasceu numa família de músicos, e desde cedo iniciou os estudos de violão erudito. Além da carreira artística, concilia ainda uma carreira acadêmica: é professor da Faculdade de Música da Universidade de Brasília desde 1987. O reconhecimento de seu trabalho veio com o Concurso de Violão Eustáquio Grilo, promovido pela Associação Brasiliense de Violão, que premia anualmente novos talentos do instrumento. O show fez parte da série Acordes do Rádio: 90 anos do Violão Brasileiro, em que Grilo interpretou, entre outros, temas dos compositores Dilermando Reis e Armando Neves, e ainda, resgatou uma peça inédita de Milton Dantas.
Já Turíbio Santos, nascido no Maranhão e na estrada musical há quatro décadas, é considerado pela crítica especializada um dos grandes violonistas clássicos da atualidade. Turíbio tem uma sólida carreira, já gravou dezenas de discos para selos europeus, dividiu o palco com importantes nomes, como o flautista francês Jean Pierre Rampal e foi acompanhado por orquestras renomadas, como a Filarmônica de Londres. Entre outras atividades, o violonista é membro-fundador do Conseil D'entraide Musicale, da Unesco, e diretor do Museu Villa-Lobos, sediado no Rio de Janeiro. Como pesquisador, Turíbio Santos se debruçou sobre a obra de compositores como João Pernambuco, Garoto, Dilermando Reis e, sobretudo, Heitor Villa-Lobos, cujos estudos para violão e choro colocaram a música brasileira em destaque no mercado europeu.






