|. HOME .| -->

Fórum Rio+5, evento da ONU para avaliação de resultados da Conferência Rio-92 sobre o desenvolvimento sustentável

Em 1997, houve o primeiro ciclo de avaliação dos resultados da Conferência Rio-92. Os progressos e dificuldades na implementação dos acordos firmados e a identificação de experiências bem-sucedidas, estabelecendo prioridades, foram alvo de três eventos da ONU naquele ano:

1. O Fórum Rio+5, em março, no Rio de Janeiro, onde organizações não governamentais trocaram experiências sobre como traduzir o conceito de desenvolvimento sustentável em ações concretas. Desde 1992, as ONGs haviam assumido com mais destaque o papel de cobrança por avanços e fiscalização da implementação dos acordos pelos governos.

2. A 5ª sessão da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CDS) da ONU, em abril, em Nova York, que negociou os documentos a serem aprovados no encontro da Assembleia Geral da ONU.

3. Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU, em junho, em Nova York.

O documento final do evento Fórum Rio+5 da ONU foi uma “Declaração de Compromisso”, na qual são reiterados os acordos da Conferência Rio-92, garantindo a continuidade da implementação das determinações.

Mas esse não foi o único resultado daqueles eventos. Em fevereiro de 1998, Derek Osborn, que copresidiu as reuniões preparatórias para o Fórum Rio+5 e o Fórum dos Interessados por um Futuro Sustentável propôs a realização de uma nova conferência sobre desenvolvimento sustentável. Em 2000, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU deu seu aval para a realização da Rio+10.

Faça seu comentário

A Rio+20: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável