|. HOME .| -->

A participação do Senado nas discussões da Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro

Em março deste ano, uma comitiva de senadores foi recebida pelo secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, no Rio de Janeiro para uma vistoria dos locais onde acontecerá a conferência. E uma comissão de 13 senadores e 13 suplentes já foi nomeada pelo presidente do Senado, José Sarney, para, em junho, acompanhar de perto as discussões na capital carioca.

Uma coincidência também atrai as atenções para a participação do Senado na Rio+20: presidente da República em 1992, quando transferiu a capital de Brasília para o Rio de Janeiro por 15 dias durante a Rio-92, Fernando Collor (PTB-AL) é hoje senador e presidente da CRE. Nessa condição, Collor vem dando especial atenção à realização da conferência, com críticas e contribuições para tentar elevar a participação nacional e os próprios resultados da Rio+20.

— O sucesso da Rio+20, no qual teimo em acreditar, será medido pelas decisões a serem tomadas e pelo número de chefes de Estado e de governo que venham a comparecer. Mas confio, sobretudo, na participação contundente da sociedade civil mundial para a quebra desse terrível paradigma que é o padrão de produção e consumo hoje adotado — afirmou Collor em reunião da CRE.

Mesmo que o documento inicial da conferência não tenha empolgado, existe ainda o lado simbólico de o mundo se mobilizar no Rio de Janeiro mais uma vez para discussões sobre o futuro do planeta. Nesse sentido, o economista Sérgio Besserman Vianna, presidente do Conselho da Prefeitura do Rio de Janeiro para a Rio+20, resumiu:

— Acho que ainda podemos ter alguma esperança com relação à Rio+20, mas não sou otimista. Porém, para algo muito maior do que a Rio+20 como conferência da ONU, como momento de um processo político global de transformação, eu sou muito otimista. Eu acho que o mundo sairá diferente.

A revista Em discussão! traz informações sobre a conferência no Rio de Janeiro, seus antecedentes e os resultados que podem ser obtidos na Rio+20, bem como sobre a participação e as contribuições do Senado Federal para o evento.

Faça seu comentário

A Rio+20: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável