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Segundo a Abraciclo, guard-rails provocam mortes em acidentes de trânsito com motos nas vias brasileiras

Maria Cristina Hoffmann, do Denatran, informa que a regulamentação da sinalização viária e programas de adequação das vias vão favorecer a proteção dos motociclistas, mas é preciso fortalecer os órgãos ­normativos (Contran e Denatran) para que as suas medidas sejam mais respeitadas.

De acordo com o representante da Abraciclo, outro grande problema das vias brasileiras são os guard-rails. Segundo Gonçalves, essas barreiras de segurança provocam mais de 15% das mortes em acidentes de motos, ao invés de ­preveni-las.

A sugestão é a adequação dos guard-rails, como acontece na Europa. Para isso, garantem, basta tornar obrigatório o cumprimento da norma NBR-6971/99 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Também em março passado, a Câmara dos Deputados aprovou e enviou à Casa Civil da Presidência da República um pedido para que sejam instalados “guard-rails modernos nas estradas federais, priorizando suas interfaces urbanas”.

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