|. HOME .| -->

Na fronteira brasileira, cidade de Tabatinga pede ajuda para imigrantes haitianos

Localizada próximo à fronteira com Peru e Colômbia, Tabatinga (AM) já recebeu mais de 4 mil imigrantes haitianos desde fevereiro de 2010. O prefeito da cidade, Saul Nunes Bemerguy, informou que 2.842 haitianos passaram pelo município em 2011 e, apenas no primeiro mês de 2012, outros 1.460 aportaram na cidade. Cerca de 700 ainda estavam na região em fevereiro de 2012 esperando ajuda das autoridades brasileiras.

O problema é que depois da concessão dos vistos humanitários outros 347 haitianos chegaram a Tabatinga e ficaram em um impasse jurídico, pois já estavam em trânsito quando da edição da resolução normativa do Conselho Nacional de Imigrantes.

“Tabatinga não tem recursos suficientes para prestar assistência. A população da cidade é de 52 mil habitantes e uma população flutuante de 15 mil, principalmente estrangeiros. O fluxo na tríplice fronteira é intenso e permanente”, informou.

O prefeito de Tabatinga reclamou atenção dos governos estadual e federal, já que a cidade não tem infraestrutura suficiente para lidar com a alta demanda de estrangeiros.

Faça seu comentário