|. HOME .| -->

Sisfron: Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras

Outra iniciativa prevista para aumentar a proteção às fronteiras brasileiras é o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), desenvolvido pelo Exército, que envolve radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não tripulados. A previsão é de que o Sisfron leve dez anos para ser totalmente implantado.

De acordo com o general Villas Bôas, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras é baseado em uma rede de sensores colocados sobre a linha de fronteira, interligada a sistemas de comando e controle, que, por sua vez, estarão interligados às unidades operacionais com capacidade de dar resposta, em tempo real, aos problemas detectados.

A implantação do Sisfron será feita em etapas, por região. A expectativa do Exército é de que, no prazo de dez anos, toda a faixa de fronteira esteja coberta. Um aspecto importante é a integração do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras com outros recursos já existentes ou em desenvolvimento, como o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (Sisgaaz) e o Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

O comandante militar da Amazônia lembrou ainda que o Sisfron vai favorecer também as atividades de outras áreas do governo, como Ibama e Ministério da Agricultura, e trará benefícios para a sociedade e para a economia. O ministro da Defesa, Celso Amorim, ressaltou outra característica que ele considera fundamental no projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras: a aquisição de tecnologia que, no futuro, poderá servir para a construção de um satélite brasileiro, com mão de obra e tecnologia nacionais.

Comentários

015114981384

senhores, se já existe o sipam, não seria mais fácil fomentar recursos nos já existente, já que sai mais caro criar um outro. tenho visto algumas ações da policia de terra, que cada apreensão é um carro quebrado. não é mais fácil fazer uma vigilância nas fronteiras da bolivia e colombia, contra os narcotraficantes, ou sipam não funciona. e já que não funciona que seja extinto...

13/05/2013 21:54:24, oscar seixas pedrosa

Cel R1

Acredito que a implantação do Sisfron trará ganhos consideráveis à sociedade brasileira, principalmente, no controle do narcotráfico.

17/05/2013 16:06:18, Mario Miguel dos Santos Fontes

Controle?

Há um tempinho atrás a policia paraguaia adentro em território nacional, trocou tiros e prendeu 2 homens e apreendeu um carro na frente do quartel em ponta porã. Os militares do quartel nem colocaram o nariz pra fora e olha que lá é área militar.

22/05/2013 20:49:02, Garcete
Faça seu comentário