Senado Federal | Agência Senado
Imprimir esta página
 
Direitos do Estagiário
Presidente de agência de integração dá dicas aos estudantes

 


A seleção e contratação de estagiários ocorre, geralmente, por meio das agências, como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Só pela instituição há cerca de 250 mil estagiários trabalhando no Brasil. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente-executivo do CIEE, dá dicas aos estudantes:

Qual é o melhor momento para o estudante procurar estágio?

O quanto antes, melhor. A importância do estágio não se limita à inclusão profissional de jovens no mercado de trabalho. É ainda uma importante ferramenta de orientação profissional. Os jovens não só confirmam sua opção de carreira, mas também aprendem noções básicas de comportamento, hierarquia e convivência.

Qual o valor do estágio para a carreira profissional do aluno?

Pesquisa realizada pelo CIEE em 2003 mostrou que 64% dos estudantes são efetivados pela empresas onde realizaram estágios. Também pudemos identificar a questão social que envolve tal experiência: 70% dos estagiários ouvidos revelaram que aplicam suas bolsas-auxílio no pagamento de mensalidades escolares. Ou seja, se não fosse pelo estágio, esses jovens não conseguiriam estudar.

Quais as áreas em que há maior procura para estágio?

As áreas que tradicionalmente mais contratam são aquelas caracterizadas por um currículo generalista. Podemos citar, portanto, Administração, Engenharia, Direito e Comunicação Social como as carreiras que mais abrem oportunidades de estágio. Já algumas das carreiras que menos absorvem estagiários são: ciências sociais, artes, licenciaturas e áreas da Saúde.

O pagamento da bolsa-auxílio é obrigatório?

Não. O valor da bolsa-auxílio é determinado pelo mercado. Podemos estimar uma média de R$ 450 para os estágios de ensino médio e R$ 650 para os do ensino superior, sempre ressalvando que esse valor não é fixo.

Como deve ser a jornada de trabalho do estagiário?

Em hipótese alguma a experiência do estágio pode atrapalhar a vida escolar dos estudantes. Recomendamos que a carga horária não exceda 40 horas semanais.

É possível contratar, como estagiário, um estudante que terminou o curso?

Não. De acordo com a legislação, um estagiário só pode ser contratado se o candidato tiver acima de 16 anos e estiver regularmente matriculado numa instituição de ensino (médio, profissional ou superior). A lei beneficia ainda os estudantes do ensino especial (portadores de deficiência).


Agência Senado - Senado Federal | E-mail: agencia@senado.gov.br
Praça dos Três Poderes, Anexo I, 20.º andar.
70165-920 - Brasília DF