16/01/2012
Enquete: internauta quer meia-entrada para estudantes
A primeira enquete realizada pelo DataSenado em 2012 mostra que a maioria (70%) dos internautas é favorável à proposta de meia-entrada em eventos artístico-culturais, de entretenimento e lazer para estudantes de até 29 anos, conforme prevê o Estatuto da Juventude (PLC 98/2011). Por outro lado, quase 30% manifestaram-se contrários à medida. Ao todo, foram registrados 3.099 votos no site do Senado.
O projeto, relatado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo Sen. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), institui garantias e benefícios aos jovens brasileiros, inclusive o direito de desconto de, no mínimo, 50% do valor de entrada em eventos e espetáculos culturais e de lazer. A sondagem esteve disponível para votação entre os dias 15/12/2011 e 15/01/2012 – diferentemente das demais enquetes, que têm duração de 15 dias.
Os cidadãos que registraram seu voto também puderam enviar mensagens por meio do formulário “Comente o projeto”. Grande parte das manifestações tratou da idade estipulada no Estatuto para se ter acesso ao direito de meia-entrada: “com 29 anos, a pessoa já está adulta e já deve ter uma atividade produtiva”. Ou ainda “sou a favor desta garantia apenas até a idade em que ainda se depende financeiramente dos pais".
Por sua vez, alguns participantes defenderam o direito de meia-entrada a quaisquer estudantes, independentemente da sua idade, pois consideram o desconto um estímulo à formação cultural, bem como um complemento às atividades de ensino: "entendo que uma forma de investir em educação continuada é conceder a estudantes de todas as idades este benefício”.
Por fim, a maioria daqueles que criticaram a proposta, posicionando-se contrários a ela, apresentaram dificuldades financeiras e logísticas do setor de artes e entretenimento no país. “Quem vive de arte no Brasil sabe o quanto é difícil obter recursos para financiar seus projetos. O trabalho dos artistas é bastante difícil.”
Outros destaques