E-book O legislativo brasileiro
/Notícias
Imprimir Compartilhe no Twitter

01/07/2011
Internauta apoia estacionamento gratuito condicionado a valor gasto no shopping

Enquete realizada pelo DataSenado no mês de julho obteve maioria dos votos favoráveis à proposta do PLS 87/2011, que garante gratuidade de estacionamento nos shopping centers ao consumidor que comprovar um valor mínimo gasto em compras. Dos 4.926 internautas que votaram no site do Senado, 55% concordaram com o projeto.

O PLS 87/2011, de autoria do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), prevê estacionamento gratuito nos shoppings para os consumidores que tiveram gasto o valor correspondente a vinte vezes a quantia devida pelo estacionamento, além de dispor sobre demais possibilidades de cobrança nesses estabelecimentos. De acordo com o projeto, caberá aos Municípios estabelecerem o valor máximo por hora de estacionamento, uma vez que esse valor só pode ser fixado em função das particularidades de cada localidade, seu mercado imobiliário e o grau de poder econômico exercido pelas administradoras do shopping. Também deverá ser estabelecido um fracionamento obrigatório de cinco em cinco minutos, deixando uma tolerância de 15 minutos para o caso de desistência do consumidor.

Por outro lado, 2.202 internautas (ou 44%) manifestaram-se contrários ao projeto. Dessas opiniões, parte alegou que os estacionamentos de shopping devem ser gratuitos para todos, independentemente do valor gasto pelos frequentadores do lugar. Uma das mensagens recebidas afirma que: “sou contra o projeto, todos os custos para manter o estacionamento, assim como outros benefícios que promovem a comodidade de realizar compras nos shoppings, já estão inseridos no valor que pagamos pelas mercadorias e serviços destes estabelecimentos”.

Outros cidadãos, que também disseram discordar da proposta, argumentaram que a administração de um estacionamento envolve muitos custos e o serviço prestado tem qualidade. Sendo assim, não há necessidade de legislação específica sobre o assunto, devendo-se manter o setor como está, e o valor da cobrança seguir as regras do mercado. Um internauta escreveu: “pergunto qual é o fundamento para proibir os shoppings dessa cobrança? Lá nós temos segurança, iluminação, vias preservadas, controle de tráfego, seguro e ainda um Serviço de Atendimento ao Cliente. Essa medida com certeza vai piorar o serviço que hoje temos como consumidores”.

Muitos participantes reclamaram, ainda, do valor cobrado para se estacionar nas áreas da chamada “zona azul”, que, apesar de ser em via pública e não haver garantias de segurança nem outro tipo de serviço, onera milhares de motoristas nas grandes cidades brasileiras.

Veja o resultado das enquetes

Outros destaques

Teste da Orelhinha Alô Senado Senado na mídia
STRANS - COORDENAÇÃO DE PESQUISA E OPINIÃO | Senado Federal, Via N2, Anexo D, Bloco 4, Cep 70165-900, Brasília/DF | (61) 3303-1211 | Alô Senado: 0800 612211
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141