05/12/2008
Cidadão quer mudanças na votação Medidas Provisórias
Pesquisa nacional realizada pelo DataSenado revela que 96% das pessoas defendem que o Congresso Nacional também avalie os critérios de urgência e relevância das Medidas Provisórias.
O levantamento traz outros resultados: 72% das pessoas entrevistadas sabem que o Congresso Nacional é o principal responsável pela elaboração de leis; e 64% dos entrevistados entendem que, ao elaborar uma MP, o presidente assume uma função do Congresso. Os números também mostram melhoria na avaliação dos trabalhos dos senadores e do Senado.
A quantidade de edição de MPs é, atualmente, um ponto polêmico na relação do Senado com o Palácio do Planalto. Das 104 sessões realizadas neste ano, em 74 não houve votação porque as MPs trancavam a pauta. “Quero dizer que compartilho com o pensamento do povo brasileiro que entende a importância das MPs, mas deseja disciplinar a tramitação dessas matérias no Congresso”, declarou o presidente Garibaldi Alves Filho, ao comentar os resultados da pesquisa.
Os números também mostram melhoria na avaliação dos trabalhos dos senadores e do Senado. A nota média atribuída aos senadores é de 5,6, o maior número desde o início do ano: em março foi de 4,8, em junho de 5,1 e em agosto de 5,2. “Estou satisfeito com esse crescimento. Os números me levam a crer que estamos no caminho certo”, comentou Garibaldi.
A pesquisa ouviu 1.092 pessoas em todas as capitais, de 20 a 28 de novembro.
Outros destaques