Atalhos de navegação:
O Senado
4 de julho de 2009
[Retorna ?ágina principal do senado] [Alt e '1'] [Página de pesquisas no sítio do senado federal] [Fale com quem mantém o sítio do Senado]
Visite a página da Agência Senado
 
 
 
 
 

Pesquisa de boca-de-urna só será divulgada após término da eleição

As pesquisas de boca-de-urna (pesquisa feita nas proximidades das zonas eleitorais) referentes à disputa para a Presidência da República só poderão ser anunciadas após a conclusão da eleição em todo o território nacional, informa o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entretanto, segundo a Resolução 22.143/06 do TSE, as pesquisas para os cargos de governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital poderão ter seus resultados divulgados assim que for encerrada a eleição na respectiva unidade da Federação.

A instrução do TSE também permite a divulgação, no dia do pleito, de pesquisas feitas anteriormente. A legislação sobre o tema prevê que as pesquisas sejam registradas no TSE com, no mínimo, cinco dias de antecedência da data da divulgação do resultado.

É bom lembrar que o primeiro turno da eleições será realizado no próximo dia 1º, das 8h às 17h.

Cláudio Bernardo / Repórter da Agência Senado, com informações do site do TSE

 

 

produzido por

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141