Agência Internacional     
Inglês Inglês |Espanhol Espanhol





 

 





 

Portal da Trasnparência
Em Pauta
Blog do Senado
Agência Senado Móvel
Agência Senado Móvel
PLENÁRIO / Votações
26/09/2007 - 23h40
Senado aprova fim das sessões secretas nos casos de perda de mandato
[Foto: Plenário ]

Falta apenas a Mesa promulgar a decisão que o Plenário tomou na noite desta quarta-feira (26) para que sejam extintas as sessões secretas nos casos de deliberação sobre perda de mandato de senador. Em votação simbólica na qual nenhum senador se pronunciou de forma contrária, o Projeto de Resolução (PRS) 55/07, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi aprovado.

O projeto de Delcídio excluía do rol de hipóteses em que obrigatoriamente a sessão plenária transforma-se em secreta aquela que trata da perda de mandato de senador, em situações nas quais o país não se encontre em estado de sítio. O relator da matéria em Plenário, senador Romero Jucá (PMDB-RR), excluiu também das sessões secretas as suspensões de imunidade de senador durante estado de sítio.

Com a aprovação do projeto de resolução, as sessões serão obrigatoriamente secretas apenas nos casos de declaração de guerra, acordo sobre a paz, escolha de chefe de missão diplomática de caráter permanente e se convocada de ofício pelo presidente da Casa, ou mediante requerimento de algum senador.

- Acho que o Senado está avançando. Todos os senadores desta Casa fecharam posição em favor da extinção da sessão secreta. Dessa forma, o Senado resgata um procedimento que a sociedade considera importante - afirmou Jucá.

Nomeado relator da matéria, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), antes de ela entrar em regime de urgência, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) indagou ao presidente Renan Calheiros o porquê de Romero Jucá ter sido indicado para relatar o PRS no Plenário, em vez dele próprio. Renan explicou que é sua, regimentalmente, a competência para designar relator no Plenário.

Senado rejeita MP que cria Secretaria de Planejamento de Longo Prazo

Aprovada MP que destina recursos para o Fundeb

Aprovada MP que dá reajuste de até 139,7% para assessores do governo

Senado aprova mais prazo para compensação financeira entre previdências

Senado rejeita alterações dos deputados em MP que limita deduções para compensar repasses do Fundeb

Senadores adiam análise do projeto sobre estágio

Começa tramitação de PECs que acabam com o voto secreto no Congresso

Aprovado projeto que cria escolas técnicas em seis estados e no DF

Senadores são unânimes na defesa do fim das sessões secretas

Renan diz que fim da sessão secreta deve servir de exemplo para outras instituições

Roberto Homem / Repórter da Secretaria de Comunicação Social
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
66841
Compartilhe esta notícia:
Imprimir Enviar E-mail Twitter Delicious Facebook Google Yahoo Multiply Blogger WordPress



Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141
Selo da Acessibilidade Brasil